CÂMARA MUNICIPAL DE
CORDEIROS

Câmara aprova selo Árvore do Bem para Municípios receberem recursos para arborização

 11/04/2013 | UTILIDADE PÚBLICA

Municípios com uma árvore por habitante poderão ter recursos federais para investir em arborização. A proposta que foi aprovada em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados pela Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta-feira, 10 de abril, cria o Selo Árvore do Bem.
 
Conforme a proposta, a concesso do selo dará ao Município prioridade na obtenção de recursos federais nas áreas de Saneamento, Infraestrutura básica, Habitação, Saúde, Educação e Transporte.
 
Para tanto, o projeto considera apenas as árvores plantadas em vias públicas, como ruas e praças. Além disso, as espécies deverão ser preferencialmente, nativas da região. O texto seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para sua análise pelo Plenário da Câmara.
 
Arborização e Desenvolvimento

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia que os Municípios invistam em arborização, pois significa qualidade de vida para os habitantes e retorno econômico com a atração de mais turistas para a região. Um exemplo é o Município de Maringá, no Paraná, que é considerado o mais arborizado do País. Os bairros arborizados inclusive apresentam diferenças significativas de temperatura. Em São Paulo(SP) já foram verificadas diferenças de temperatura de 8ºC em bairros arborizados.
 
De acordo com o Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE), os domicílios mais arborizados, com árvores emvolta dos quarteirões, em calçadas ou canteiros, com exceção de Goiânia (GO)(89,5%), estão nas regiões Sul e Sudeste. Já nas regiões Norte e Nordeste,estão as residências em áreas menos arborizadas. As capitais Belém, com 22,4%,e Manaus, no meio da floresta amazônica, com 25,1%, têm os menores percentuaisde arborização.